domingo, 15 de maio de 2011

As Dez Virgens ( mateus 25.1-13 )

      Jesus pregava muitos em parabolas;era a forma de discursos usada para garantir o efeito de uma frase pela justa posiçao de outra frase a ela semelhante;e´uma narrativa ficcional ou verdadeira que se apresenta com o fim de ensinar a verdade.
      Uma comparaçao ,quando se tem figuras conhecidas para representar valores elevados;sejam morais,espirituais e eternos. Obs: devemos considerar as circuntancias que cercam cada narrativa e a logica que elas trazem.
      
       O Texto: vers 1. Entao o reino dos ceus sera semelhante as Dez Virgens que ,tomando as suas lampadas,sairam ao encontro do esposo.
                     2.  e cinco delas eram prudentes,e cinco loucas.
                     3.as loucas,tomando as suas lampadas nao levaram azeite consigo.
                     4.mas as prudentes levaram azeites em suas vazilhas ,com suas lampadas.
                     5.e, tardando o esposo ,tosquenejaram todas e adormeceram.
                     6.mas a meia-noite ouviu-se um clamor;ai vem o esposo,sai-lhe ao encontro.
                     7.entam todas aquelas virgens se levantaram,e prepararamas suas lampadas.
                     8.e as loucas disseram as prudentes: dai nos  do vosso azeite,porque as nossas lampadas se apagam.
                     9.mas as prudentes responderam,dizendo:nao seja caso que falte a nos e a vos,ide  antes ao que o vendem,e comprai o pra nos.
                   10.e,tendo elas ido compra-lo ,chegou o esposo,e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas ,e fechou se a porta.
                   11.e depois chegaram as outras virgens dizendo: senhor ,senhor abre nos.
                   12.e ele,respondendo,disse:em verdade vos digo que nao vos conheço.
                   13vigiais pois, nao sabeis o dia nem a hora em que o filho do homem ah de vir.

     Introduçao:A virgem era,por determinaçao legal,propriedade de seu pai. a sua honra era protegida,mas o seu desvio era severamente castigado.
      Paulo em corintios recomenda que permaneçam puras,nos somos propriedade exclusiva de Jesus e a nossa honra e fundamental a ele,e o desvio nos trara consequencias.
      Entao e bom que permaneçamos no caminho firmes.
      
       Nesta epoca as pessoas que participavam de um casamento ,aguardavam o noivo na casa da noiva,e por ser a noite levavam consigos uma lampada...e essa lampadaeram mantidas com azeite,e ali aguardavam ate a chegada do noivo e partiam para sua casa ,onde ocorria a festa. mas e se o noivo se atrasasse...muitos poderiam ter dificudades pois o azeite podia se acabar e nao teriam reserva.
              
      Queridos irmaos este texto fala de algo muito serio que esta relacionado a salvaçao;e por nao ser prudentes muitos podem perde-la.
       O texto cita JESUS: o noivo
                             a igreja/os crentes: a noiva
       aqui mostra  dez noivas, todas com suas lampadas e com azeite,aguardando o noivo que viria. mas ,   o noivo poderia chegar antes,durante ou depois.e cinco delas nao se preocuparam de ter mais azeite,enquanto as outras cinco foram mais prudentes e levaram consigo uma reserva de azeite .
      E dormiam quando houve um clamor e o noivo chegou,levantaram e prepararam suas lampadas,mas ai e que a parabola mostra por que temos de estar sempre preparados para a chegada do noivo,as que nao levaram reserva de azeite nao podia seguir no escuro,nao enxergariam nada sem ver o caminho,suas lampadas se apagariam.
      a reaçao delas foi de pedir azeite as outras;mas nao puderam ser atendidas,pois, existe coisas que voce nao pode dar e sim ministrar ,e o ESpirito Santo e uma delas... eu posso ministrar o Espirito Santo na vida das pessoas, mas ficar cheio e com elas ,tem de ser uma busca pessoal,uma intimidade com Deus.
      Elas foram comprar,as que estavam preparadas entraram,mas as outras ao voltarem a porta ja tinha se fechado,filhos na ultima hora ,nao dara tempo pra se abastecer com o azeite nao ,pode ser tarde demais e as portas podem ter se fechado,seja prudente.
      nos dias atuais tem muita gente se abastecendo de coisas que nao  se relaciona a obra de DEUS e nao tem colocado o azeite que e a presença do Espirito santo,nao honra o nome de Jesus ,nao tem aquela explosao dentro de si mesmo em ser um genuino cristao ,um servo de DEUS.
      Lembre-se todos saem com azeite nas lampadas,mas no trageto ate o final da caminhada so chegara aquele que tiver uma reserva de azeite.

        este texto foi feito em colaboraçao com nossa querida irma Andreia helena.


          Que Jesus abençoe a todos e que este estudo possa mudar algo em sua vida.